Informática para Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal - PF

Curso - Informática para Agente, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Federal - PF

PF - Polícia Federal

Agente

🚨 Concurso Polícia Federal 2025 – Edital Publicado! 🚨

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O tão aguardado edital da Polícia Federal foi publicado, e a contagem regressiva já começou! Com 1.000 vagas imediatas distribuídas entre os cargos de Delegado, Perito Criminal, Agente, Escrivão e Papiloscopista, o concurso oferece remunerações de até R$ 26.800,00 e a chance real de ingresso em uma das carreiras mais prestigiadas do serviço público.

📅 Data da prova objetiva: 27 de julho de 2025

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Confira os destaques do edital:

✅ Cargos para nível superior em diversas áreas – incluindo formações em qualquer curso (para Agente, Escrivão e Papiloscopista)

✅ Remunerações:

R$ 26.800,00 (Delegado e Perito)

R$ 14.164,81 (Agente, Escrivão e Papiloscopista)

✅ Curso de Formação Profissional no DF – etapa obrigatória

✅ Provas aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal

✅ Vagas reservadas para candidatos negros e pessoas com deficiência

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Confira os professores

Os professores do Direção são aprovados nos concursos mais difíceis do país.

Material do curso

Aulas

1 Conceito de internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet. 3 Redes de computadores. 3.1 Formação de endereços IPV4 e IPV6. 11 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 11.1 Terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos. 11.2 Interconexão de redes, nível de transporte. 18 Noções de Redes e Comunicação. 18.1 Conceito de Internet e Intranet. 18.2 Noções de arquitetura e princípios de funcionamento das redes. 18.3 Tipos de redes: locais (LAN), metropolitanas (MAN) e de longa distância (WAN). 18.4 Modelo OSI/ISO e modelo TCP/IP: camadas, funções e protocolos associados. 18.5 Protocolos de comunicação: Ethernet, IP (IPv4 e IPv6), TCP, UDP, DNS, DHCP e SNMP. 18.6 Protocolos e mecanismos de segurança: VPN, SSL/TLS. 18.7 Redes sem fio: padrões IEEE 802.11, WPA/WPA2, segurança e boas práticas - Parte 1/2

1 Conceito de internet e intranet. 2 Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet. 3 Redes de computadores. 3.1 Formação de endereços IPV4 e IPV6. 11 Redes de computadores: locais, metropolitanas e de longa distância. 11.1 Terminologia e aplicações, topologias, modelos de arquitetura (OSI/ISO e TCP/IP) e protocolos. 11.2 Interconexão de redes, nível de transporte. 18 Noções de Redes e Comunicação. 18.1 Conceito de Internet e Intranet. 18.2 Noções de arquitetura e princípios de funcionamento das redes. 18.3 Tipos de redes: locais (LAN), metropolitanas (MAN) e de longa distância (WAN). 18.4 Modelo OSI/ISO e modelo TCP/IP: camadas, funções e protocolos associados. 18.5 Protocolos de comunicação: Ethernet, IP (IPv4 e IPv6), TCP, UDP, DNS, DHCP e SNMP. 18.6 Protocolos e mecanismos de segurança: VPN, SSL/TLS. 18.7 Redes sem fio: padrões IEEE 802.11, WPA/WPA2, segurança e boas práticas - Parte 2/2

2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais - Parte 1/2

2.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais - Parte 2/2

2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 17.1 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 17 Tecnologias, Ferramentas e Aplicativos - Parte 1/3

2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 17.1 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 17 Tecnologias, Ferramentas e Aplicativos - Parte 2/3

2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 17.1 Noções de sistema operacional (ambiente Linux e Windows). 17 Tecnologias, Ferramentas e Aplicativos - Parte 3/3

2.3 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 17.2 Noções de acesso remoto a computadores, transferência de arquivos, comunicação multimídia e colaboração online (Microsoft Teams) - Parte 1/2

2.3 Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo e multimídia. 17.2 Noções de acesso remoto a computadores, transferência de arquivos, comunicação multimídia e colaboração online (Microsoft Teams) - Parte 2/2

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 1/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 2/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 3/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 4/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 5/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 6/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 7/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 8/9

2.4 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice) - Parte 9/9

4 Conceitos de proteção e segurança. 4.1 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 20 Conceitos de Proteção e Segurança. 20.1 Ameaças digitais e malwares: noções de vírus, worms, trojans, ransomware, spyware, rootkits, botnets e outras pragas virtuais.

4.2 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 20.2 Ferramentas e técnicas de segurança: uso de antivírus, firewall, anti-spyware e autenticação multifator (MFA).

5 Computação na nuvem (cloud computing). 19 Noções de Computação em Nuvem. 19.1 Definição e características das nuvens privadas e públicas. 19.2 Modelos de Serviço em Nuvem: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).

6 Fundamentos da Teoria Geral de Sistemas. 7 Sistemas de informação. 7.1 Fases e etapas de sistema de informação. 7.2 Análise de requisitos, especificação, ambientes de testes, homologação, produção e suporte.

9 Banco de dados. 9.1 Base de dados, documentação e prototipação. 9.4 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características. 9.5 Chaves e relacionamentos. 21 Dados. 21.1 Banco de dados relacionais: conceitos básicos e características.

9.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidade relacionamento, análise funcional e administração de dados. 21.3 Modelagem conceitual: entidades, atributos e relacionamentos. 21.4 Dados estruturados e não estruturados - Parte 1/2

9.2 Modelagem conceitual: abstração, modelo entidade relacionamento, análise funcional e administração de dados. 21.3 Modelagem conceitual: entidades, atributos e relacionamentos. 21.4 Dados estruturados e não estruturados - Parte 2/2

9.3 Dados estruturados e não estruturados.

9.6 Noções de mineração de dados: conceituação e características. 9.8 Noções de Big data: conceito, premissas e aplicação. 21.5 Conceito de DataWarehouse, DataMart, DataLake, DataMesh. 22.4 Noções de big data: conceito, premissas e aplicação. 23.3 ETL/ELT (Extract, Transform, Load). 22 Noções de análise de dados. 22.1 Mineração de dados: conceituação e características.

9.7 Noções de aprendizado de máquina.

10 Redes de comunicação. 10.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 10.2 Camada física, de enlace de dados e subcamada de acesso ao meio. 10.3 Noções básicas de transmissão de dados: tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão - Parte 1/2

10 Redes de comunicação. 10.1 Introdução a redes (computação/telecomunicações). 10.2 Camada física, de enlace de dados e subcamada de acesso ao meio. 10.3 Noções básicas de transmissão de dados: tipos de enlace, códigos, modos e meios de transmissão - Parte 2/2

23 Noções de Programação e Interoperabilidade.

12 Noções de programação Python e R. 23.1 Noções de programação em Python - Parte 1/4

12 Noções de programação Python e R. 23.1 Noções de programação em Python (APENAS VÍDEO) - Parte 2/4

12 Noções de programação Python e R. 23.1 Noções de programação em Python - Parte 3/4

12 Noções de programação Python e R. 23.1 Noções de programação em Python - Parte 4/4

14 Formatos de arquivos de intercâmbio entre sistemas biométricos: XML, JSON.

14 Formatos de arquivos de intercâmbio entre sistemas biométricos: NIST.

22 Noções de análise de dados

20.3 Noções de criptografia e proteção de dados: hash criptográfico (MD5, SHA-1, SHA-256), assinaturas digitais. 20.4 Noções de Controle de acesso e autenticação - Parte 1/3

20.3 Noções de criptografia e proteção de dados: hash criptográfico (MD5, SHA-1, SHA-256), assinaturas digitais. 20.4 Noções de Controle de acesso e autenticação - Parte 2/3

20.3 Noções de criptografia e proteção de dados: hash criptográfico (MD5, SHA-1, SHA-256), assinaturas digitais. 20.4 Noções de Controle de acesso e autenticação - Parte 3/3

21.2 Noções de linguagem SQL.

21.6 Metadados.

22.2 Noções de Business Intelligence: Ferramentas e aplicabilidade.

23.2 Conceito de API (Application Programming Interface).

Resolução da última prova - Informática

Total
R$ 251,10

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Depoimentos

Maísa

Maísa

Assistente em Administração na UFPB

Assinei no Direção um pacote com foco no cargo para o qual eu iria prestar o concurso. Achei o material muito bem elaborado e rico em detalhes. Parecia até que os professores estavam ao meu lado conversando comigo. Eu indicaria o Direção porque eles entregam bem mais do que prometem. Havia no material muito mais informação do que eu iria precisar. Sem contar as aulas disponibilizadas gratuitamente no Youtube. Gostei muito dos professores, em especial cito o professor Erick Alves que simplesmente dá um show de conhecimento e simpatia em suas aulas. Para aqueles que ainda estão na caminhada pelo seu cargo público, digo: É difícil, mas não é impossível. Acreditem. Sigam em frente. Ao Direção Concursos, o meu muito obrigada!
Henrique Napoleão

Henrique Napoleão

Aprovado no Concurso TCU

O material do Direção é muito completo, ele tem um nível de profundidade realmente adequado para quase todas disciplinas, ele é bem amplo e ele é bem específico, então no geral é um material excelente, com professores muito didáticos, além disso os professores são muito acessíveis também. O Direção é um curso excelente. Recomendo bastante.
Armando Garcia

Armando Garcia

Aprovado para Auditor Fiscal da Receita Federal

Primeiramente, a qualidade dos professores, realmente eu não tenho nada a reclamar, da qualidade das aulas dos professores, não tem um professor que eu diga esse cara é ruim, não tem! Contabilidade, você (Igor Cintra) é muito bom, o professor Erick Alves é muito bom, professora Nathália Masson... Eu poderia passar um tempão nomeando os professores, então assim, eu acho que a qualidade dos professores é muito boa, o material em PDF também é muito bom, mas se eu pudesse destacar uma coisa, que é diferenciada do Direção, é a Turma dos Feras, é muito bom, porque a direção que é dada ali, na véspera de prova, foi muito top, o da Receita foi na medida. Me deixou bem confiante para a prova, e na hora da prova tinha várias coisas que os professores tinham falado ali.
Daniel de Holanda

Daniel de Holanda

Auditor Fiscal da Receita Federal

O Direção me impressionou muito no estudo pro Tribunal de Contas e para a Receita Federal pela qualidade do material, muito bem escrito, com pessoas com muito conhecimento e isso faz com que a gente sinta confiança no material, goste de estudar, é atrativo, é muito bom...Basicamente o conteúdo do material, acho que é o grande diferencial, os professores são de excelente qualidade, todos gabaritados, todos com um dos mais excelentes cargos da administração pública.Eu sempre gostei muito e indico, indico demais porque é um excelente cursinho! Esse programa das entrevistas foi muito fundamental na minha derrota no ano passado para que eu pudesse enxergar o que eu errei e corrigir minha rota.E além das aulas vocês(Direção Concursos), que fizeram um cronograma na Turma dos Feras, e isso é muito bom, porque o aluno, além de ter que estudar, ele tem que perder tempo fazendo um cronograma, num pós- edital é muito complicado, é uma avalanche de informação, então vocês terem feito isso é muito bacana, porque quando eu me sentia perdido, eu ia para a tela lá, eu ia pra aula de sábado, pra aula de noite, então assim, vocês me ajudavam a não ficar perdido no volume de matérias.
Maria Luiza Kunert

Maria Luiza Kunert

Conselheiro-Substituto para TCE PB, TCE MG, TCE ES e TCDF

"Eu acompanho desde o começo né, o professor Erick Alves, o professor Mário Machado, o professor Arthur Lima, e eu sempre achei esses professores muito bons... Em termo de material do Direção que eu usei muito, muito mesmo, eu usei o seu (Marcel Guimarães) material, tanto para AFO, quanto para Contabilidade Pública, aquela sua (Marcel Guimarães) aula de precatória ela já me deu várias questões nas provas objetivas e discursivas. Um material que eu uso muito, muito mesmo e que eu recomendo sempre é a Lei de Responsabilidade Fiscal Esquematizado do professor Sérgio Machado, acho excelente! Outro professor do Direção que eu adoro, acho o melhor da matéria é o Daniel Negreiros em Análise de Demonstração Contábeis, ele é muito bom, excelente! Gosto também do professor Jetro Coutinho em Auditoria Governamental, era uma matéria que quando eu comecei a estudar teve muita mudança nos Normativos de Auditoria, e ele trouxe isso numa maneira mais leve assim, que ficava mais eficiente. Antes, já a algum tempo, eu usei bastante o material de Controle do professor Erick Alves, usei também alguns materiais de Constitucional da Nathália Masson, gosto muito dela, acho ela uma professora muito boa... Eu sempre acompanhei também muita coisa do canal do Direção, essas revisões da pré-prova, revisões de véspera, sempre assisti, acho bem boas."
Laura Costa

Laura Costa

9° Lugar Banco do Brasil

"Eu gostei muito de ter aulas gravadas e aulas escritas, porque dependendo da matéria eu fluía melhor vendo ou lendo a aula, por exemplo em informática, eu adorava ver as aulas, eu achava muito didático, eu gostava que colocava as questões no slide logo depois da explicação, porque a gente já vai vendo a aplicabilidade do assunto, e em Vendas e Negociação, eu adorava o material do professor, era muito didático, era incrível, eu realmente me divertia estudando, e logo depois ele mandava uma lista gigante de exercícios, que é muito importante, eu adorava aquele monte de questões. Os simulados, a correção em vídeo dos simulados também.. eu fiquei muito feliz, que tinha o professor lá pra te explicar, com o passar do tempo que eu fui testanto o curso, fui aprendendo, eu fiquei muito satisfeita, o material era muito bem pensado."